Currículos e Vagas de Engenharia e TI
bem vindo ao melhor portal de recrutamento especializado em engenharia e ti


“A Camargo Corrêa adota a premissa de que carreira é algo de responsabilidade mútua entre empresa e seus profissionais.” diz Fabio Busato



Fabio Busato é Gerente de Desenvolvimento Organizacional-RH na Camargo Corrêa.

O portal Recrutando.com conversou com o Gerente de Desenvolvimento Organizacional-RH da Camargo Corrêa, Fabio Busato Osório, sobre o mercado atual, perfil do profissional de engenharia buscado por sua empresa, valores e plano de carreira.

Com 73 anos de história no mercado de Construção, a Construtora Camargo Corrêa atua com qualidade, compromisso com o cliente, responsabilidade socioambiental e inovação. Segundo Fabio, a empresa busca profissionais alinhados aos seus valores e princípios, chamados internamente de “bases do padrão Camargo Corrêa”. Para integrar a equipe é fundamental que esse profissional tenha um firme compromisso com os resultados esperados pelo cliente e pela empresa, com os prazos, os custos e com a qualidade e a rentabilidade do negócio.

A Camargo Corrêa prioriza sempre a vida dos profissionais, logo, a segurança do trabalho é algo bastante valorizado. Portanto, a empresa quer funcionários que respeitem e pratiquem seus princípios de sustentabilidade, que orientem-se pelo pensamento estratégico, transformando problemas em soluções. Agregando, assim, valor aos negócios.
É importante que o profissional tenha forte senso de responsabilidade e exerça liderança efetiva, buscando o desenvolvimento próprio e de sua equipe e colegas de trabalho.

A empresa atua em obras de Infraestrutura, Energia, Óleo & Gás e Indústria. Desta forma, sua demanda de engenheiros é multidisciplinar, necessitando de profissionais especializados em todos estes segmentos da engenharia.

Em relação ao momento atual de Engenharia e levando em consideração a opinião de diversos especialistas em relação à perspectiva de crescimento do setor nos próximos anos, Fabio afirma que é fundamental o investimento na infraestrutura de base, a qual possibilitará a sustentação desse desenvolvimento.

“É certo pensar que teremos mais demanda para construção de portos, aeroportos, rodovias, pontes, ferrovias, geração de energia (elétrica, eólica, a gás, gasolina etc), usinas, refinarias e indústrias de transformação, enfim, sustentar o crescimento implica em investir nas bases que proporcionem o crescimento.” – diz o Gerente Executivo de RH.

Para Fabio, será necessária mão-de-obra qualificada em quantidade suficiente para suprir essa demanda. Pois essa escassez traz às empresas consequências em relação aos prazos e custos. Como solução para isso, Fabio enxerga a formação e qualificação dos profissionais pelas empresas. Mas a grande consequência disso tudo fica realmente para o país, pois torna o crescimento mais demorado e mais caro.

A Camargo Corrêa tem um ciclo anual de gestão de pessoas e adota a premissa de que carreira é algo de responsabilidade mútua, entre empresa e seus profissionais.
A empresa possui o SDP - Sistema de Desenvolvimento Profissional, o qual está disponível para acesso na intranet, o qual tem por objetivo promover a avaliação do desempenho e potencial dos profissionais. Nessa avaliação são identificadas as competências técnicas e comportamentais. Ao final, é feito o PDI – Plano de Desenvolvimento Individual, onde, em conjunto com os gestores, o profissional celebra um plano com treinamentos, ações de desenvolvimento e formação para serem realizados nos próximos 12 meses. No PDI são acordadas ações de desenvolvimento para que os profissionais continuem se desenvolvendo e preparando-se para posições de maior complexidade. Este plano é acordado com o superior imediato e visa manter o ritmo de desenvolvimento, para que os profissionais preparem-se e assim se desenvolvam, de forma aderente ao conceito de retenção e valorização do Capital Humano.

Esse programa é tido para a empresa como de grande importância para a carreira do funcionário, pois é o momento que ele reflete com seu gestor quanto a sua atuação e suas possibilidades futuras.
A Construtora é consciente de que seu sucesso está totalmente ligado ao capital humano de excelente qualificação que possui, e envidamos esforços para mantermos e desenvolvermos nossos profissionais.

A empresa aposta também em profissionais recém-formados e investe nos programas de trainees, pois sabe que essa é uma excelente oportunidade de buscar os melhores profissionais recém-formados para compor sua elite de capital humano. Fabio lembra que, para o profissional, essa é uma ótima oportunidade de desenvolvimento e carreira, pois terão acesso a um complemento de formação em uma grande empresa, com exposição às melhores práticas de mercado e ao desenvolvimento acelerado de competências.

A carreira em engenharia é talvez uma das mais promissoras no momento vivido no Brasil, pois o país precisa de fortes investimentos em toda cadeia de formação do engenheiro, o que possibilita ao profissional escolher entre as diversas especializações disponíveis, a que melhor adapta-se a sua motivação e desejo de transformar o mundo. Sempre digo que a engenharia permite de forma muita concreta a transformação de algo em prol do bem comum. É fantástico imaginar a transformação provocada por um grupo de pessoas que trabalham para construir uma hidrelétrica, que permitirá levar energia, e junto com ela, desenvolvimento, prosperidade e qualidade de vida para uma sociedade.

Na Camargo Corrêa, o trainee tem a oportunidade de trabalhar numa das maiores empresas de engenharia e construção do Brasil e América Latina, adquirindo visão sistêmica da organização e de seus negócios, tornando-se um profissional com sólida experiência em complexos projetos de engenharia e construção.



Mais notícias

Recrutando.com