Formando um telefone sem fio entre humano e máquina

Aprender a programar é literalmente aprender uma linguagem nova: o computador é um estrangeiro com suas próprias estruturas e setenças lógicas. Para "conversar" com computadores e pedir alguns favores para ele, você precisa compreender pelo menos uma das diversas línguas desenvolvidas por programadores, de baíxo nível como Assembly a niveis superiores como Java ou C#.

Astrofísicos da Califórnia trazem notícias incríveis obtidas com supercomputadores

A humanidade descobriu inumeráveis coisas sobre o nosso pequeno grande universo, e já podem afirmar com 100% de certeza que não sabem nem 1% de tudo que existem nesse imensidão de tudo. Mas Astrofísicos da Universidade California, Santa Cruz, descobriram mais uma coisa sobre a casa em que vivemos: os gigantes de diversas cores que oferecem grandes quantidades de energia eletromagnética, também chamados de sóis.

Frege, importante linguagem funcional, entra no mundo do JVM

A JavaOne é uma reunião anual de desenvolvedores que discutem sobre Java e seus horizotnes. Nesta edição do JavaOne foi lançado o projeto Frege, nomeado a partir do famoso matemático alemão Gottlob Frege, trazendo linguagem funcional para a Máquina Virtual Java (JVM) em uma versão um pouco mais alinhada a Haskell.

Supercomputador Suíço simula perfeitamente uma erupção solar

A Eidgenössische Technische Hochschule Zürich (ETH Zurich), importante universidade de engenharia na Suíça, desenvolve simulador de uma das grandes maravilhas do universo: erupções solares, explosões ondas eletromagnéticas que se espalham pelo Sistema Solar e afetam tudo a seu redor, inclusive nossa pequena casa.

As explosões solares são tão grandiosas, que a explosão de um vulcão é 10^6 menor comparada as pequenas mudanças de campo magnético na superfície de nossa gigantsca estrela.

Inovações na área de TI: mais linguagens e mais compiladores anseiam atenção

Higgs, compilador de JavaScript desenvolvido com linguagem D, nova adição na área de linguagens e vem ganhando força a pequenos passos, aposta em velocidade e, mesmo ainda em desenvolvimento, já consegue competir com o V8, compilardo escrito em C++ usado no Google Chrome e criado pela Google.

Desenvolvido por Maxime Chevalier em seu artigo de doutorado na Universidade de Montreal, Canadá, estrutura-se em simplicidade.

MIT quer deixar trajes de astronautas mais confortáveis

Astronaustas do mundo podem começar a pensar em um novo traje: um que os permita maior liberdade para os movimentos. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts possui uma equipe engajada no desenvolvimento de um novo traje, que caracterizam como uma segunda pele, utilizando espiras controlando temperatura e pressão interna.

É fato, humanos não conseguem se aventurar pelo espaço como conseguem por nosso planeta. É necessário um traje complexo que supra todas as necessidades do corpo humano: pressão, temperatura externa, oxigênio entre outros.

TODO(s) juntos com código aberto

Google, Dropbox, Facebook, twitter, GitHub, entre outras empresas decidem parceria em grupo em um novo projeto: TODO, sigla em inglês para Talk Openly Develop Openly. Neste projeto ambicioso, o website oficial afirma trabalho em equipe na criação e desenvolvimento de softwares escritos em Código Aberto.

Código aberto é responsável por diversos softwares como Linux e MySQL, sistema operacional e software de bancos de dados famosos e muitíssimo utilizados pelas empresas do projeto.

Um gato de estimação... mas que tal um guepardo robô?

Pesquisa feita pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolve algoritmo capaz de simular a principal habilidade de um guepardo para o robô do projeto: correr muito.

O guepardo é o mamífero mais rápido do planeta Terra, capaz de impressionantes 100 km/h, empresta parte de sua velocidade para seu parceiro mecânico: segundo os especialistas, o projeto consegue alcançará 50 km/h.

O projeto consegue capturar uma versão do guepardo feita de motores, baterias e todo tipo de aparelhagem eletrônica, alcançando similaridade na massa de um guepardo adulto.

Aprendendo com o Docker: como uma plataforma ganha espaço no mercado de IT.

Docker, plataforma especializada em serviços em cloud, provou ser uma incrível plataforma que atraiu diversos desenvolvedores, a pergunta: qual a receita para uma plataforma como Docker fazer sucesso no mercado da Informação?

Para isso, condições iniciais devem ser estabalecidas: uma plataforma precisa ser inusitada, não pode demonstrar nenhum perigo a seus concorrentes e, principalmente, ele precisa do momento certo.

Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolve poderoso isolante térmico

Universidade Estadual da Carolina do Norte publica artigo sobre Titania, óxido de titânio, e sua capacidade como isolante para supercondutores.

Com algumas pequenas modificações na composção química de um óxido de titânio comum, a equipe científica foi capaz de criar um ótimo isolante térmico, capaz de dissipar calor e permitindo consistência na corrente elétrica de um fio supercondutor.

Pages