Nanodiamentes: futuro condutor de calor industrial

Cientistas da Universidade de Rice, em Houston, afirmam ter projetado uma mistura de nanopartículas de diamante com óleos minerais capaz de superar os sistemas de transferência e condução de calor atuais.

A composição de partículas de diamante com 6 nanômetros de diâmetro superam metais, semicondutores, nanotubos de carbono e nanofluídos que contém cerâmicas de óxidos, nitretos e carbonetos, segundo suas capacidades térmicas e condução do calor.

A importância desses fluídos na área da Termodinâmica está na capacidade de transporte e retenção de calor que eles possuem.

Robôs ensinam robôs em estudo feito pela Universidade do Estado de Washington

Pesquisa feita pela Escola de Engenharia Elétrica e da Computação da Universidade do Estado de Washington desenvolve uma interação comum entre professor e aluno, no entanto tanto o professor quanto o aluno são robôs.

O estudo promete grande desenvolvimento na área de robótica, pois facilitaria o transporte de conhecimento de informações entre gerações de robôs.

Novos modelos de células solares derivadas da Perovskita

Pesquisadores britânicos desenvolvem, a partir de células solares constituídas de Perovskita (CaTiO3), um importante projeto que desenvolverá raios lasers mais econômicos.

A equipe de pesquisadores da Universidade de Oxford criaram sua célula solar que, em apenas dois anos de pesquisa, consegue uma porcentagem de 17% de eficiência de absorção, desenvolvimento surpreende quando comparado aos 20% de eficiência encontrados nas células tradicionais que já estão há décadas em processo de desenvolvimento.

Mysql em um impressionante milestone

A empresa Oracle está trazendo algumas novidades que aumentarão a velocidade de processamento do seu grande produto, o MySQL, importante sistema de gerenciamento de bancos de dados.

Essas novidades chegam para uso público com o MySQL development Milestone 5.7.4.

Esse desenvolvimento de performance é muito bem vinda ao mercado, pois facilitaria para empresa com o uso de menos servidores para maiores funções.

A nova versão do MySQL apresenta uma habilidade de responder a 512 mil tarefas de leitura por segundo (na sigla em inglês Querry Per Second).

Grande passo em direção ao controle da luz

Pesquisa feita pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) cria um sistema óptico que impede a passagem de luz em um material pela maioria das direções possíveis, exceto uma.

Este sistema pode ter importante utilidades em células solares (ou fotovoltaicas), filtros de cores e detectores em telescópios.

Segundo um dos especialistas Mari Soljacic, professor de física no MIT, este é um passo fundamental para a conquista do fácil manuseio da luz.

O material é composto por camadas extremamente finas de 2 materiais diferentes alternando-se na estrutura.

Imãs de ferro usados para correção de sentido em rodovias do futuro

O Grupo Volvo fez uma proposta do uso de imãs de ferro em rodovias para auxiliar o motorista em relação ao seu posicionamento e segurança, visando um valor econômico favorável para implantação em largas escalas.

”A ideia possui potencial, pois será possível produzir materiais economicamente atraentes e com uma boa performance”, segundo Jonas Ekmark, líder de segurança preventiva da Volvo.

”Nós acreditamos que o sistema de imãs pode oferecer maior eficiência e confiança no sistema de posicionamento de veículos”, continua Ekmark.

O HTML5 no novo contexto do mercado mundial de TI

Relatório da empresa de consultoria de mercado IDC, International Data Center, traz boas e más notícias ao HTML5, importante linguagem usada no World Wide Web.

A atenção mundial que o HTML5 recebe nunca foi tão grande, sua utilidade expande e desenvolve na internet, além de grandes investimentos feitos por empresas nessa tecnologia da computação.

Videogames e suas utilidades na área de Aeronáutica

Um Programa de computador criado pela companhia Airbus é utilizado para fabricação de caros materiais, como o compósito, de aeronaves com mais eficiência e menos desperdício.

A partir do dispositivo de sensor de movimento comercial da Microsoft, o Kinect, o trabalhador poderá planejar o método mais seguro e prevenir os possíveis perigos do desperdício dos materiais, como compósitos.

O projeto serve para auxiliar o responsável a lidar com complicadas situações, como reparos que não possuem muito tempo disponível e rápidas decisões são essenciais.

Cerâmicas térmicas a partir de nanopartículas:

Pesquisa feita na Universidade Oeste, na Suécia, cria uma camada de proteção térmica a partir de uma mistura de nanopartículas, útil para a proteção de motores de aeronaves.

O principal objetivo do projeto foi criar uma camada protetora duradora e que suportasse temperaturas maiores comparadas às camadas utilizadas atualmente.

A equipe projetou composto criado a partir de uma mistura de cerâmica a partir de nanopartículas, feitas em pó misturado em uma solução pois facilita sua junção.

Carro vai saber quando você está de mau-humor

Uma pesquisa feita pela PSA Pegeout Citroen desenvolve um sistema capaz de perceber quando o motorista está irritado ou desconcentrado.

A partir de um algoritmo criado pela equipe, uma câmera instalada no carro captura imagens e procura expressões que representem emoções como raiva e irritação.

A partir dos dados recebidos, o sistema tentará melhorar o ambiente do motorista, a partir do uso de músicas relaxantes e outros tipos de estímulos sensoriais.

Pages